Skip to content
Como fazer a transferência de titularidade de um domínio?

Como fazer transferência de domínio do meu site ?

22/01/20195 minutos de leitura

Quem tem um site, com certeza passou pelo processo de registro de domínio.

Além disso, pode ser que, em algum momento, você precise fazer a transferência de titularidade desse registro de domínio, seja do seu CPF para o seu CNPJ, ou para o CPF/CNPJ de um terceiro.

Processo de transferência de domínio no registro.br

Algumas pessoas podem confundir a transferência de titularidade com a transferência de administração do domínio. Enquanto o primeiro requer um pedido formal, com um documento registrado em cartório, o segundo pode ser feito pela conta do usuário no Registro.br.

Transferência de titularidade de domínio

A transferência de titularidade de registro de domínio no Registro.br é indicada quando o seu site está registrado em seu CPF e você quer mudar para o CNPJ de sua empresa. Além disso, outra situação é quando você vende/negocia a empresa (ou somente o domínio) e quer formalizar essa transferência junto ao órgão responsável.

Para fazer a transferência de domínio no Registro.br será preciso separar alguns documentos, tanto do atual quanto do novo titular:

  • cópia do cartão do CNPJ (pessoas jurídicas);
  • documento oficial com o número do CPF (pessoas físicas).

Além dos documentos acima, é preciso enviar um outro documento que comprove a representação legal de quem irá assinar a carta. Sendo assim, pode ser o contrato social, o estatuto e ata de eleição da diretoria, dependendo de como a organização se enquadra legalmente. Ou seja, o importante é comprovar que é representante da empresa.

O próximo passo é preencher o formulário para gerar a carta de Transferência de titularidade de registro de domínios. Todos esses papéis precisam estar registrados em cartório, Junta Comercial ou outro órgão oficial.

Esses documentos devem ser encaminhados pelos Correios ao endereço do Registro.br.

Transferência de administrador de domínio

É possível ainda manter a titularidade e optar por transferir a administração do registro de domínio. Esse procedimento pode ser feito diretamente na tela de administração, com seu código de usuário e senha.

Para alterar o administrador do domínio, acesse o site Registro.br e siga os seguntes passos:

  • Clique em “Acessar conta”;
  • Informe o código de usuário e a senha, depois clique em “Acessar”;
  • Clique no nome do domínio que deseja alterar;
  • Desça pela barra de rolagem até a seção “provedor de serviços” e certifique-se que está com a opção “Nenhum provedor selecionado”.
  • Volte até a seção “contatos” e substitua o ID para o qual deseja transferir e clique em salvar.

Você receberá um e-mail do hostmaster do Registro.br com a confirmação de transferência.

Processo de transferência de domínio do seu site para a Task 

Para transferir o seu domínio para a Task, siga atentamente as dicas para que seu site não fique por muito tempo “fora do ar”.

É simples e rápido! Confira:

1 – Conheça os planos de hospedagem de sites oferecidos pela Task e contrate de acordo com o perfil do seu site:

Escolha o plano de hospedagem de sites que melhor atenderá seu site ou aplicação, de acordo, por exemplo, com o espaço em disco necessário para site, a linguagem de programação utilizada, o número de contas de e-mails e se terá ou não banco de dados.

Definido o plano, faça seu cadastro e ative o serviço. Após ativação, o servidor estará liberado para receber o seu site e você receberá um e-mail com as instruções de como gerenciar seu site.

OBS: Deixe ativo o seu contrato com o antigo provedor até que todos os arquivos do seu site tenham sido migrados para os nossos servidores, as contas de e-mails estejam configuradas e com seu devido backup.

2 – Publique os arquivos de seu site em nosso servidor

No e-mail cadastrado, junto com a confirmação de ativação do seu plano, você receberá as instruções para publicar os arquivos do seu site nos servidores da Task. Caso seja necessário realizar ajustes de programação referentes a banco de dados ou componentes do servidor, nossa equipe técnica estará à disposição para orientá-lo.

3 – Crie suas caixas postais em nosso servidor

Acesse o PainelMail, utilizando o usuário e senha enviados ao seu e-mail, e crie todas as suas contas.

4 – Altere o DNS do antigo provedor para os DNS da Task

Os DNS da Task são:

Master: NS1.TASK.COM.BR

Slave1: NS2.TASK.COM.BR

Slave2: NS3.TASK.COM.BR

Somente cumpra essa instrução após criar e configurar todos os seus e-mails e transferir os arquivos do site para o FTP informado.

5 – Cancele o provedor antigo

Após o período de propagação* do domínio, você já poderá cancelar seu serviço com o provedor antigo.

Pronto! Seu site já estará inteiramente migrado para Task após seguir esses passos.

*Período de propagação: Ao alteramos os DNS’s, que respondem pelo domínio, existe um período de transição que dura 30 minutos (para domínios nacionais) e até 72 horas (para domínios internacionais).

Em caso de dúvidas, nossa equipe técnica está pronta para ajudar na transferência de domínio. Acesse os canais de atendimento da Task Internet.

Faltou alguma informação importante? Tem alguma dúvida? Aproveite para deixar seus comentários abaixo e ajude a Task a melhorar ainda mais os serviços e informações.

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

2 Comentários

This Post Has 2 Comments

  1. E como fazer a transferência de titularidade de um domínio que pertence a uma pessoa física, para outra pessoa física? Será que é só enviar o formulário e os documentos de ambos (atual e futuro proprietário)?

    1. Isso mesmo Waylle. Quando houver necessidade de alterar um CPF ou mesmo um CNPJ, basta preencher um formulário online no site do Registro.br e enviar a documentação solicitada.

      Neste link, o Registro.br disponibiliza as informações necessárias para efetuar a alteração. Caso continue com dúvida, basta entrar em contato com o nosso serviço de atendimento. Estamos à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top