Criar um blog e vê-lo crescer é o sonho de praticamente todo criador de conteúdo. Torná-lo uma fonte de renda, então, é o cenário perfeito. Porém essa tarefa não é fácil, mesmo para grandes blogs.
A internet está recheada de blogs e sites oferecendo conteúdo grátis sobre praticamente tudo. Se destacar no meio de tantas opções e ainda conseguir cobrar por isso pode levar tempo e ser cansativo. Dessa forma, decidimos apresentar quatro dicas de como gerar receita com o seu blog para você já ter um caminho para seguir. Confira!
E-books, whitepapers e outros conteúdos pagos
A criação de conteúdo não precisa e não deve se restringir apenas aos posts tradicionais do seu blog. Escrever e-books e whitepapers mais densos e cobrar por isso é uma boa maneira de gerar receita.
O que precisa ser avaliado nesse caso é a necessidade do seu público em querer saber mais sobre um conteúdo. Por exemplo, de nada adianta criar um e-book cujo tema não é buscado no seu blog. Seus visitantes não se interessarão. Assim, antes de começar a escrever identifique assuntos pertinentes ao seu público e cobre um preço justo pelo tempo que você estará colocando na criação do material.
Programa de anúncios
Os anúncios ainda são boas fontes de receita para blogs. Programas como AdSense do Google podem ser uma maneira simples de ganhar dinheiro sem precisar se preocupar com a gestão da campanha ou de anunciantes, já que você apenas hospeda os anúncios.
O problema é que anúncios apenas trarão retorno financeiro quando seu blog alcançar milhares de visitas diárias. O preço pago pelos banners é muito baixo e é difícil manter-se apenas com eles. O excesso deles também pode causar uma experiência de uso muito ruim para os seus visitantes, desviando a atenção deles do conteúdo principal e prejudicando seu SEO.
Paywall
Paywall ainda é uma prática pouco usada no Brasil e praticamente inexistente entre blogs. No paywall o criador de conteúdo cobra uma mensalidade que permite ao visitante acessar conteúdos exclusivos. Mais do que isso, ele limita aos não pagantes o número de posts que podem ser vistos mensalmente.
É complicado trabalhar com essa estratégia porque ela ainda é pouco aceita entre os leitores. Além disso, você deverá ter algum tipo de tecnologia que permita a cobrança recorrente e o bloqueio de visitantes.
Posts patrocinados
Por último, os posts patrocinados. Muitas empresas desejarão utilizar o seu blog como ferramenta de divulgação de novos produtos ou serviços através de publieditoriais. A cobrança nesse tipo de parceria será de acordo com o tamanho da sua audiência e pode render uma boa receita ao longo do mês.
Importante destacar que esse modelo de negócios não deve alterar a linha editorial do seu blog nem deixar de informar ao leitor que se trata de um post publicitário. Manter a transparência em publieditoriais ajudará o seu blog a criar uma boa reputação tanto para marcas quanto para os leitores.
Esquecemos de alguma coisa? Você tem uma dica para somar à nossa lista? Aproveite os comentários abaixo para deixar sua opinião e acesse: nosso site e veja nossos planos para hospedar o seu blog.
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