O servidor VPS é configurado de acordo com a necessidade do site ou loja virtual, conferindo mais estabilidade para aplicações online

Tudo sobre hospedagem de site: como manter seu site ou loja virtual no ar mesmo com muitos acessos

O sucesso de seu site ou loja virtual está ligado à muitos fatores. Manter sua disponibilidade, mesmo em momentos de muitos acessos é, sem dúvida, um dos principais.

Neste 5º artigo da série “Tudo sobre hospedagem de site” vamos ensinar qual a melhor forma de manter o seu projeto online mesmo que muitas pessoas o acessem simultaneamente.

Nesse sentido, é importante saber que existem várias modalidades diferentes de hospedagem de site, indicadas de acordo com sua necessidade de uso.

É comum, num primeiro momento, hospedar seu site ou loja virtual em uma estrutura mais econômica financeiramente e restrita com relação a recursos. É necessário, no entanto, otimizar esta estrutura conforme a evolução de seu negócio na internet.

A hospedagem de site compartilhada (que é a mais utilizada no mercado) atende bem a maioria das aplicações. Todavia, para sites ou lojas com muitos acessos, é preciso optar pelo servidor virtual (ou servidor vps).

Servidor VPS: mais estabilidade para seu site ou loja virtual

O servidor virtual se distingue da hospedagem compartilhada, à medida que possibilita reservar, de forma aprimorada, recursos de processamento, memória e disco específicos para um ou mais sites. Na prática, seu site ganha em desempenho, disponibilidade e liberdade de configuração.

Essa alternativa de hospedagem de site é indicada para projetos de nível médio, que ultrapassam os recursos disponíveis em um ambiente compartilhado, mas que também não necessitam de uma hospedagem em servidor dedicado.

A hospedagem VPS é uma alternativa mais econômica em relação a hospedagem dedicada, que é exclusiva, porém mais cara.

Para saber qual a diferença entre servidor compartilhado, virtual (VPS) e servidor dedicado com mais detalhes, acesse nosso blog.

Qual melhor servidor virtual para meu negócio?

O melhor servidor virtual é aquele que oferece os recursos necessários para hospedar seu site ou loja virtual sem interrupção do serviço, com qualidade e desempenho otimizados.

Para ter essa resposta, será preciso conhecer bem o seu projeto para definir as necessidades de memória RAM, processamento, armazenamento, transferência e o tipo de gerenciamento para este servidor.

Como serviço opcional, mas não menos importante, recomendamos ainda a contratação de um serviço de backup, que agregará ainda mais segurança a seu projeto, protegendo-o contra eventualidades em arquivos e/ou banco de dados em sua estrutura.

Como avaliar os recursos necessários para seu servidor VPS?

Esta definição se baseia na quantidade de recursos utilizada por cada acesso realizado em seu site ou loja virtual e na quantidade destes acessos.

É importante ressaltar, no entanto, que um Servidor Virtual aceita upgrades e downgrades após sua configuração. Sendo assim, não se preocupe, ele pode receber melhores recursos à medida que seu site ou loja virtual for crescendo.

Vantagens do servidor virtual para seu site ou loja virtual

Como falado acima, o servidor virtualizado é indicado para sites ou lojas virtuais que possuem muitos acessos e demandam mais recursos para rodar sem falhas. Por isso, além de desempenho superior, as vantagens de utilizar um servidor VPS são:

  • Mais segurança, por se tratar de um ambiente isolado de outras aplicações;
  • Maior liberdade para modificações de configuração;
  • Opção de Upgrade e Downgrade de recursos sempre que necessário;
  • Recursos individualizados e configurados de acordo com a necessidade do seu projeto.

Caso queira saber mais 10 vantagens de servidor virtual (servidor vps), acesso o artigo em nosso blog.

Como identificar se seu site ou loja virtual precisa de um upgrade para servidor virtual?

Sempre recomendamos que o ambiente de hospedagem seja otimizado de acordo com o crescimento de seu site ou loja virtual.

Um grande número de acessos geralmente indica a necessidade de uma ambiente mais robusto para agregar disponibilidade, desempenho e segurança para suas aplicações.

Erros frequentes e/ou lentidão para carregamento também podem indicar que sua solução de hospedagem não está atendendo à demanda atual de seu negócio.

Outro ponto importante: alguns sites ou lojas virtuais podem apresentar alguma particularidade quanto à configuração. Isso dificulta alterações em um servidor compartilhado, que possui diversas restrições para compartilhar os seus recursos com vários domínios simultaneamente ─ isso já justifica o uso de um VPS.

Quer melhorar o atendimento online pelo seu site ou loja virtual?

O atendimento é um dos principais fatores para retenção de clientes. Por isso, é essencial possuir ferramentas para melhorar o atendimento online do seu negócio.

Conheça o Atendex: uma maneira rápida, econômica e eficiente para atender os seus clientes.

Leia também!

Serviços de email: a importância de ter um formulário de contato em seu site

Hospedagem de site: mensagem de site não seguro

Como escolher a melhor hospedagem de site para meu negócio?

Tudo sobre hospedagem de site: criar um site pode alavancar o seu negócio

Hospedagem de site: aumente suas vendas pela internet com um site ou uma loja virtual

Do registro de domínio a hospedagem de site: o que eu preciso saber para abrir o meu negócio na internet?

A importância de divulgar seu negócio com email profissional @suaempresa

Hospedagem segura – como aumentar a segurança do site?

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *