Na engenharia social, todas as técnicas utilizadas tem o objetivo de colher informações importantes para auxiliar o criminoso na hora de aplicar um golpe. No meio digital, a engenharia social pode ser realizada principalmente a partir de links maliciosos.

Serviços de email: o que é engenharia social e como se proteger

Vivemos num momento em que a informação, mais do que nunca, tem grande valor. Seja no âmbito pessoal ou no mundo empresarial, manter suas informações em segurança pode significar seu sucesso em projetos pessoais ou corporativos. Esta importância, no entanto, chama a atenção para golpes praticados por meios digitais e a necessidade de nos protegermos destas práticas que visam, sobretudo, a captura ilícita de informações.

Pensando nisso, faremos uma série de artigos explicando estas técnicas e dando dicas de como se proteger. O primeiro tema escolhido foi engenharia social.

Engenharia social: Como funciona?

Devemos entender por engenharia social, como sendo uma estratégia não-técnica de persuasão que visa a captura de informações. Diferente de outras técnicas que necessitam de softwares sofisticados ou sistemas mais elaborados, a engenharia social utiliza basicamente a manipulação psicológica para atingir seu objetivo.

No meio digital, a engenharia social pode ser realizada através de mensagens em instant messengers (whatsapp, telegram, etc), e-mails, perfis falsos em redes sociais, SMS, principalmente a partir de links maliciosos. Em todos os casos, o criminoso procura ganhar a confiança de sua vítima para, em seguida, aplicar o golpe.

A vítima nestes casos é levada a acreditar que tratam-se de endereços confiáveis e ao acessá-los, instala softwares de captura de informações em seus dispositivos eletrônicos. Em outros casos, a vítima é persuadida a informar dados pessoais acreditando se tratar de uma fonte confiável.

Em todos esses casos, o objetivo é um só: captura de informações para fins ilícitos.

Como me proteger da engenharia social?

A melhor forma de se prevenir é tomar cuidado com os acessos realizados no meio digital e o que você entrega de informação. Manter-se vigilante nestas situações pode mitigar bastante as chances de um golpe bem sucedido. Ainda assim, alguns outros cuidados também são importante:

  • Nunca clique em links suspeitos, principalmente, de e-mails desconhecidos;
  • Sempre mantenha o seu antivírus atualizado;
  • Cuidado com cadastros, downloads de programas e de arquivos em sites suspeitos;
  • Use senhas fortes, autenticação multifator (MFA) e gerenciadores de senha;
  • Em empresas, é importante criar uma política de conscientização e de segurança da informação;

Dessa forma, você pode evitar um inconveniente muito grande para você ou para a empresa que trabalha. Quando o assunto é informação e segurança, todo cuidado é pouco. Sempre desconfie de atitudes suspeitas. Geralmente, o engenheiro social é muito convincente e é especialista em não deixa rastros.

Fique ligado, no próximo artigo falaremos como os hackers usam o spoofing para roubar informações na internet.

Leia também!

Saiba como certificar segurança HTTPS na sua hospedagem WordPress

Como fazer a transferência dos meus serviços de e-mail?

Serviços de e-mail: motivos para fazer um registro de domínio personalizado

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *