Skip to content
Hospedagem de e-mail: diferença entre Imap e Pop3.

O que significam IMAP e POP3?

25/09/20183 minutos de leitura

O serviço de e-mail tornou-se um instrumento de trabalho muito importante no mundo corporativo. Além de dinamizar processos, é uma forma eficiente de economizar recursos. Embora seja uma ferramenta difundida, ainda gera muitas dúvidas quando o assunto é configuração.

Em algum momento da sua trajetória na internet, você deve ter ouvido falar em IMAP ou POP3. Eles são os protocolos utilizados nos serviços de e-mail para entrega de mensagens na internet.

São eles que permitem ao programa de e-mail que temos o hábito de usar (Outlook Express, Mozilla Thunderbird, Windows Live Mail) acessar as mensagens que chegam.

IMAP ou POP3: qual escolher?

Isso vai depender da sua forma de trabalhar. O IMAP é interessante para contas que são acessadas por mais de uma pessoa ou de vários lugares. O POP3 é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em apenas um local.

Qual a diferença entre IMAP e POP3?

Em ambos os casos, é imprescindível ter instalado um programa de e-mail de sua preferência em seu computador.

O IMAP é um protocolo online e funciona como um espelho do WebMail. Ele conecta e sincroniza o programa ao servidor de e-mail. Diferente do POP3 que faz o download das mensagens e depois encerra a conexão.

Enquanto o IMAP permite acesso a todas as pastas e deixa o status da mensagem idêntico em ambos, o POP3 acessa somente a caixa de entrada e baixa estas mensagens para a máquina local.

Uma informação importante sobre o processo de download que o protocolo POP3 realiza: existe possibilidade de deixar ou não uma cópia destas mensagens no servidor. Esta opção pode ser configurada em seu cliente de e-mail.

Vantagens e desvantagens

Com o Pop3, é possível acessar suas mensagens mais rapidamente, mesmo estando sem internet. Ele também pode ser usado como backup da caixa de entrada (se optar em deixar cópias das mensagens no servidor).

Uma desvantagem do Pop3 é que ele não permite acesso a todas as pastas do servidor (somente caixa de entrada).

Com o Imap, é possível sincronizar todas as pastas e você pode ler os e-mails de onde estiver.

Por ser um espelho do servidor, o Imap não pode ser usado como backup e somente será possível acessar as mensagens se estiver conectado.

Utilizando o WebMail

Outra opção é acessar as suas mensagens diretamente pelo WebMail. Nesse caso não é necessário utilizar nenhum programa, basta acessar o navegador de sua preferência (Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer ou o navegador do seu smartphone).

Como configurar?

Para configurar o seu e-mail, com o tipo de conta POP3 ou IMAP, confira os passos na nossa central de conteúdo.

Leia também!

Dicas para proteger as suas contas na internet com senhas fortes
Organize seu e-mail profissional com pastas e filtros de mensagens

NovoMail Task – controle total, e-mail profissional

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top