Skip to content
como aumentar a segurança do site

Hospedagem segura: como aumentar a segurança do site?

01/12/20204 minutos de leitura

Independente do tamanho de sua empresa, o ambiente virtual tornou-se um dos principais meios para divulgação dos negócios. De acordo com o IBGE, atualmente, 116 milhões de brasileiros estão conectados à internet: número que comprova a importância de manter uma página no ar.

Dicas de segurança na internet

Tão importante quanto ter uma hospedagem de site é ter uma hospedagem segura, que proteja a sua página de invasões. Leia agora algumas dicas para te ajudar com a manutenção do seu site.

Login e senha

Fuja do padrão. A maioria dos usuários usa o login ‘admin’ para acessar o painel de controle do site. Isso é perigoso. Se você utiliza, recomendamos que troque esse nome e altere a URL da área administrativa, retirando o padrão ‘wp-admin’ (no caso de hospedagem em WordPress), ex: www.seusite.com.br/wpadmin.

Além disso, é muito comum usuários manterem senhas fáceis e que tenham relação com algum aspecto da vida (como nome de pessoas próximas e datas comemorativas).

Esse é o maior erro que você pode cometer. Uma senha forte precisa ter letras, números, letras maiúsculas e caracteres especiais. Senhas fracas e repetidas em outras aplicações são um perigo para a segurança no seu site.

Por último, atualize as senhas frequentemente e evite mantê-las anotadas em arquivos no computador. Se não conseguir memorizá-las, deixe-as anotadas fisicamente em algum local seguro.

Atualizações

Sites com aplicações desatualizadas são extremamente vulneráveis. A dica é: atualize frequentemente a versão do CMS do seu site (WordPress, Joomla, outros), dos plugins e dos temas para que melhorias possam ser aplicadas e possíveis brechas de segurança solucionadas.

Ao atualizar o seu site, tome muito cuidado ao inserir novos plugins e temas com códigos maliciosos. Se decidir mudar a aparência e acrescentar funcionalidades, opte por lojas conhecidas e leia as avaliações de cada uma com atenção.

Durante essa revisão, aproveite para remover os temas e plugins que não são utilizados.

Proteção contra malware e hospedagem de site segura

Os softwares maliciosos (vírus, cavalos de Troia, spyware e similares) são muito frequentes e podem danificar o computador de quem acessa a sua página. No caso de sites do WordPress existem muitos plugins que fazem uma varredura em busca de malware.

O local onde o seu site será hospedado também influencia. Escolha uma empresa  que apresente uma hospedagem segura com pouca instabilidade, maior segurança, equipe qualificada na manutenção dos servidores e bem avaliada.

Confira se o seu site possui certificados SSL, que tem por objetivo proteger os dados que circulam pela internet. Se a URL apresentar a sigla HTTPS, um cadeado verde e a inscrição ‘seguro’ o seu site apresenta a certificação.

Cuidado! Manter conteúdos maliciosos pode influenciar no funcionamento correto ou até mesmo impedir totalmente o acesso em sua página.

Permissões, códigos e backup

Não dê permissão de tudo a todos os usuários de seu site. Permita acesso a somente aquilo que será realmente útil. Isso vai contribuir para dar mais segurança a aplicação.

Muitos sites oferecem códigos em HTML prontos para implementar alguma funcionalidade. No entanto, algumas programações podem fazer mais  do que se propõe (conter um malware escondido) e deixar o seu site vulnerável.

Por fim, faça com frequência o backup do seu banco de dados e do FTP. Se mesmo com essas dicas acontecer invasão do seu site, com a cópia de segurança, é possível restaurar todo o conteúdo.

Fique sempre atento as dicas citadas acima para garantir uma hospedagem de site segura, em especial: backup, proteção contra malware e certificação SSL.

Pesquisa ataques cibernéticos

Apesar do backup ser responsabilidade do cliente, a Task realiza cópias de segurança periódicas e, em 90% dos casos, conseguimos restaurar páginas, caso um acidente aconteça.

Nas hospedagens em ambiente “Linux” da Task, disponibilizamos a ferramenta de Let’s Encrypt, uma chave SSL gratuita para os clientes e que pode ser habilitada direto no PainelWeb.

Conheça o sistema de antivírus desenvolvido pela Task que avisa a todos os clientes sobre a presença de arquivos maliciosos em seus respectivos sites.

Conte sempre conosco.

Equipe Task

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top