Por que registrar vários domínios com extensões diferentes para o mesmo site e como escolher cada uma

Como escolher as melhores extensões de domínio para o seu site

Você sabia que é possível (e recomendável) registrar vários nomes com extensões diferentes para o mesmo site? A partir dessa informação, a primeira pergunta que se faz: mas, então, como escolher as melhores extensões de domínio para o meu negócio?

O que é extensão de domínio?

A extensão de domínio é o que vem depois do nome do seu site. Ou seja, em um domínio “task.com.br”, o “.com.br” é a extensão. Basicamente, existem dois tipos de extensões de domínio:

O gTLD (Top Level Domains ou Domínio de Nível Superior)

É aquela parte do domínio formada por mais de duas letras. Não há relação com localidade, mas pode ter relação com o seu negócio, por exemplo, uma loja virtual pode ter um domínio “lojadatati.store.br”.

Outros exemplos de extensão gTLD:

.cloud – relacionado a empresas que oferecem serviços em nuvem (cloud computing).
.info – indicado para sites de notícias / informação.
.moda – ideal para empresas relacionadas à indústria da moda: confecção, design, lojas etc.
.net – pode ser usado por empresas do ramo da tecnologia.
.ong – utilizado por Organizações Não Governamentais (o terceiro setor).
.online – pode ser usado para vários ramos de empresas online, tais como, educação à distância, consultoria e muitos outros.
.org – utilizado por organizações sem fins lucrativos.

O ccTLD (Country Code Top-Level Domain ou domínio nacional de nível superior)

É aquela parte do domínio com duas letras, normalmente utilizado para identificar o país de onde o site é. No caso da loja virtual citada acima, o sufixo ‘.br’ diz que essa página é do Brasil. No entanto, o ccTLD não diz apenas sobre a localidade do site. É o caso de ‘.tv’ que é o sufixo de de Tuvalu (Estado localizado na Polinésia ), mas também é utilizado para sites de mídia, por ser a sigla de televisão.

Outros exemplos de extensão ccTLD:

  • .br – Sigla para Brasil.
  • .rio – Sigla para Rio de Janeiro.
  • .me – República de Montenegro, no sudeste da Europa. Pela sintaxe, acabou sendo muito utilizada para sites pessoais.
  • .co – É a sigla da Colômbia, mas também pode ser utilizado por Organizações / Companhias.

Confira a lista de algumas categoria de domínios .br

Para cidades:

  • bhz.br – Belo Horizonte
  • contagem.br – Contagem
  • curitiba.br – Curitiba
  • vix.br – Vitória

Profissionais liberais:

  • adm.br – Administradores
  • adv.br – Advogados
  • eng.br – Engenheiros
  • med.br – Médicos
  • trd.br – Tradutores

Pessoas físicas:

  • blog.br – Blogs (‘web logs’)
  • nom.br – Pessoas Físicas
  • wiki.br – Páginas do tipo ‘wiki’

Pessoas jurídicas:

  • agr.br – Empresas agrícolas, fazendas
  • ind.br – Indústrias
  • radio.br – Empresas que queiram enviar áudio pela rede
  • tmp.br – Eventos temporários, como feiras e exposições

Opções para pessoas físicas ou jurídicas:

  • art.br – Artes de modo geral
  • eco.br – Foco eco-ambiental
  • emp.br – Empresas
  • net.br – atividades comerciais

Confira a lista completa de categorias de domínios no site do Registro.br.

Qual a melhor extensão de domínio?

A melhor extensão de domínio é aquela que diz sobre o seu negócio e, ainda, seja claro, curto e objetivo. O domínio, obrigatoriamente, precisa estar disponível.

Para saber se um domínio está livre para registro, consulte nosso site. O serviço de busca de domínio está na página principal. A Task possui parceria com o Registro.br e pode intermediar o processo por você.

Como pode perceber, existem muitas opções de extensão de domínio para o seu negócio. Além da versão clássica e mais utilizada no Brasil (.com.br) existem, ainda, muitas opções de extensão de domínio. Usar uma opção menos convencional pode te possibilitar escolher um nome mais curto e que seja mais fácil de ser lembrado.

Dependendo da situação, é possível escolher uma extensão de acordo com o ramo de negócio. Se você tem um escritório de advocacia, é interessante estudar a possibilidade de registrar um domínio do tipo “seuescritorio.adv.br”, por exemplo. Isso serve para uma infinidade de profissões: arquitetos, biólogos, contadores, músicos, dentistas etc.

Além disso, existem algumas restrições de uso de extensões de domínios, que são utilizados para tipos de empresas específicos, como por exemplo, empresas de radiodifusão sonora (am.br), cooperativas (coop.br), instituições do governo federal (gov.br), instituições não governamentais sem fins lucrativos (gov.br) e outros.

Dica! Como existem muitas opções, o ideal é tentar registrar a versão clássica utiliza no Brasil (.com.br) e buscar pelas outras extensões disponíveis, considerando o seu ramo de negócio. Ou seja, procure ter mais de uma extensão de domínio para sua empresa. Isso pode evitar que existam sites com nomes parecidos (inclusive pessoas ou empresas mal-intencionadas, que desejem propositalmente confundir seu público) e atrapalhar o seu trabalho.

Conclusão

A presença digital é um quesito obrigatório para qualquer profissional ou instituição, independente do tamanho. Sendo assim, pensar sobre o registro de domínio é um dos primeiros passos para começar esse processo.

É muito importante tomar cuidado nessa etapa, pois um domínio deve ser algo definitivo, para que construa todo processo de divulgação a partir dele. No entanto, isso não quer dizer que não possa mudar depois, mas seu trabalho anterior poderá ser todo perdido. Então, pense bem e com bastante cautela ao escolher o nome da sua página na internet.

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2 Comentários

  • Excelente texto! Dicas boas e úteis!

  • Obrigado, Sarah Torres. 🙂
    Continue acompanhando nossas postagens e fique sempre à vontade para tirar dúvidas e enviar sugestões.

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