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Como estabelecer um canal online de relacionamento com seus clientes

22/01/20153 minutos de leitura
canais de relacionamento online
Canais de relacionamento online

 

Estar em contato com seus clientes é fundamental em tempos onde a facilidade e a rapidez do acesso à informação tornaram-se fatores importantes na hora da decisão de compra. Na prática, isso significa que se seu cliente virtual estiver em dúvida e não conseguir contato com sua empresa, ele estará a poucos cliques do produto do concorrente.

 

Quando os problemas aparecem a situação é ainda pior. Um atendimento defeituoso pode fazer com que um cliente infeliz leve a falha para as redes sociais, prejudicando a imagem da empresa e fazendo com que ela perca vendas e credibilidade. Dessa forma, a qualidade do relacionamento com seus consumidores impacta diretamente no sucesso do seu negócio. Mas criar canais de relacionamento que sejam eficiente não é uma tarefa fácil e pode trazer muitas dores de cabeça. São várias opções, possibilidades e, principalmente, formas de se comunicar.

Para clarear este contexto, nos próximos parágrafos nos aprofundaremos em três pontos importantes para que sua empresa tenha um canal online de relacionamento eficaz. Acompanhe.

 

 

Adote uma postura de relacionamento

 

Antes de mais nada é preciso determinar como será o tipo de relacionamento que sua empresa adotará com os clientes. Essa postura precisa estar de acordo com o perfil do seu público e do seu produto/serviços.

Sua empresa pode ter um postura mais informal – e a até engraçada – de lidar com os problemas, ou então pode ser séria e fechada. Tudo depende de como você quer que seus consumidores entendam a sua marca. Esse posicionamento deve ser levado para as ferramentas online que servirão para tornar o relacionamento possível e precisa ser adotada por todos os funcionários, principalmente aqueles responsáveis pelo atendimento do seu cliente.

 

Crie regras de e-mail e execute-as

Atualmente, o canal de comunicação mais utilizado pelas empresas para se relacionarem com seus clientes são os e-mails. Eles podem ser utilizados através de uma newsletter ou mesmo num contato direto com o consumidor.

De qualquer forma, crie regras para que a comunicação por e-mail siga o padrão que o seu relacionamento quer adotar. Quando o contato for direto, tenha certeza que seu time está seguindo este modelo ao escrever as mensagens. O cliente, ao entrar em contato com sua empresa, espera que seu atendimento seja eficaz a ponto de ele não precisar recorrer a outros meios. Garanta, assim, que suas regras estão sendo cumpridas e que o relacionamento seja eficiente.

 

Tenha um chat e esteja disponível nas redes sociais

Por fim, tenha uma ferramenta de chat online no seu site e mantenha uma equipe especialmente dedicada para responder a esses problemas. A mesma regra vale para as redes sociais. Com o crescimento no número de adeptos, elas se tornaram um dos meios mais fortes de relacionamento entre marcas e consumidores.

 

Encontrar os melhores canais para conversar com o seu público pode ser uma tarefa baseada em tentativa e erro – auxiliada por muita medição. Ainda que seu negócio tenha uma presença online pequena, é fundamental você estar presente. Se você ficou em dúvida, aproveite um dos nossos canais e entre em contato. Estamos prontos para conversar.

Saiba quais são os canais de atendimento da Task, acesse: http://www.task.com.br/suporte

 

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