Se você, ao abrir sua caixa de e-mail, perceber uma mensagem com o título de conta hackeada e, ainda, dando a entender que a mensagem foi enviada do seu próprio email, você ficaria tentado em abrir? E se a senha estiver no assunto? Saiba o que realmente deve fazer e como o seu serviço de email pode te ajudar.
Nos últimos tempos, uma prática maliciosa tem se tornado comum: o envio de mensagens não confiáveis com objetivo de aplicar golpes em usuários na internet.
Uma dessas mensagens diz que o email da vítima foi hackeado. A partir daí, começa o Golpe que pode aparecer de várias formas.
Como, por exemplo, a tentativa de sextorsão (do inglês sextorsion) – termo utilizado para definir o ato de extorquir as pessoas com a ameaça de expor fotos ou vídeos de cunho sexual da suposta vítima na rede.
Para saber melhor sobre como funciona, continue lendo este artigo.
Como a mensagem de conta hackeada é enviada?
Em grande parte dessas mensagens de conta hackeada, o endereço de email do remetente é mascarado e exibe ao destinatário que o envio partiu da própria conta. Isso aumenta a chance do usuário cair no golpe.
Veja o exemplo abaixo:
Em nosso exemplo, o responsável pelo disparo alega que a mensagem foi enviada através do e-mail do destinatário, o que não ocorreu.
No conteúdo da mensagem, alega-se que que o seu computador possui um malware (conteúdo malicioso que pode ser inserido em computadores com o intuito de roubar informações) para furtar os dados do usuário e ter acesso ao conteúdo de sua WebCam, por exemplo.
Algumas das mensagens de conta hackeada com a tentativa de sextorsão especificam uma senha já utilizada pelo usuário como forma de reforçar a ameaça.
De acordo com uma análise realizada pela “ESET”, empresa especializada em soluções e segurança para a Internet, diversos sites já tiveram informações “vazadas”.
Com isso, várias senhas dos e-mails dos usuários que os utilizavam estão disponíveis na internet. Sendo assim, o fato de uma de suas senhas estar especificada na mensagem pode não ter relação com invasão ou inclusão de malwares em sua máquina.
Para saber se a senha do seu e-mail já foi vazada alguma vez, acesse o site Have I Been Pwned?. O site em questão, além de dar essa informação, apresenta todos os serviços que possui vínculo com seu endereço de email e já tiveram suas informações comprometidas.
Algumas tentativas de golpe cobram um valor em BitCoin para que um suposto vídeo de cunho pornográfico gravado através de sua WebCam não seja divulgado.
Pelo fato do BitCoin ser uma moeda digital sem vínculos a organizações ou bancos, não pode ser rastreado, facilitando a aplicação dos golpes.
Como saber o verdadeiro remetente das mensagens recebidas
Alguns emails promovendo golpes online tendem a realizar o mascaramento do campo de remetente. No entanto, você poderá visualizar o verdadeiro remetente da mensagem seguindo as instruções fornecidas abaixo:
Via WebMail
Após abrir a mensagem, clique na engrenagem disponibilizada na parte superior e vá em “Exibir código fonte”.
No código fonte, será disponibilizado o campo “From”, que exibirá o verdadeiro remetente da mensagem.
Via Outlook
Para saber acerca do processo através do Outlook, siga as instruções fornecidas no site da Microsoft.
Como aumentar sua segurança do serviço de email?
Tratando-se de Internet, nenhuma informação está 100% segura. Ainda assim, é possível que medidas de segurança sejam tomadas, para evitar brechas de segurança partindo de sua máquina.
- Altere todas as senhas utilizadas periodicamente;
- Mantenha a versão do seu sistema operacional e programas sempre atualizados;
- Analise os e-mails recebidos com o intuito de evitar o clique em conteúdos suspeitos;
- Não confie apenas no alertas do navegador a respeito de sites inseguros;
- Tenha sempre um antivírus instalado e mantenha-o atualizado;
- Não armazene senhas em seu navegador.
Atenção redobrada nunca é demais, não facilite o roubo de informações deixando sua máquina vulnerável.
O que fazer caso receba uma mensagem de conta hackeada?
Caso tenha recebido uma mensagem de conta hackeada, verifique o endereço de email do remetente da mensagem, seguindo as instruções fornecidas nesta publicação.
Em seguida, faça uma análise em sua máquina utilizando um Antivírus e Anti-Malware e altere a senha de sua conta de forma imediata para uma mais forte.
Para uma análise completa em sua máquina, sugerimos que o processo seja seguido pelo técnico em informática de sua confiança.
Vale sempre lembrar que se tratando de Internet, todo cuidado é pouco. Siga nossas instruções de segurança e tente sempre buscar por melhorias na parte tecnológica de sua empresa e sua casa.
Como o seu provedor de hospedagem de site e email pode ajudar?
O seu serviço de email profissional não pode garantir que você não vai receber uma mensagem como essa.
No entanto, além de dar orientações e dicas importantes de segurança na internet, o seu provedor de e-mail precisa oferecer um serviço de SPAM que consiga filtrar boa parte das mensagens que apresentem conteúdo duvidoso – diminuindo o risco de golpes.
É importante contar com uma empresa de possua um suporte qualificado para que, em caso de dúvidas, possa auxiliar o cliente verificando a veracidade da mensagem recebida ou até mesmo consultando se há qualquer movimentação suspeita nas contas de email.
A Task possui serviço antiSpam nos e-mails e um suporte especializado para atender qualquer demanda dos clientes.
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Eu estou tendo varios problemas com spm´s e justo hoje de manhã enviei um mensagem pata TASK, pois tenho recebido spm´s demais. para ter uma ideia, são 300 a 500 por dia.
Olá, Cristina. Tudo bem? Já entrou em contato com nosso suporte técnico? Veja todas as formas de falar com nossa equipe acessando https://www.task.com.br/suporte.
Para mais informações sobre ajustes no filtro antiSPAM, acesse https://wiki.task.com.br/index.php/Sensibilidade_do_filtro_Anti-Spam
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