Skip to content
O processo de migração usando o plugin All in One WP é simples e seguro

Como migrar site WordPress de forma simples

09/07/20195 minutos de leitura

Neste 6º artigo da série “Tudo sobre hospedagem de site” vamos ensinar como migrar site WordPress de forma simples.

Atualmente, existem muitos Plugins que prometem fazer essa migração. No entanto, nem todos conseguem executar a tarefa com qualidade e sem erros.

Nossa dica é utilizar o Plugin All in One WP Migration. Com ele, é possível economizar tempo para fazer a migração do seu site, tanto para outra hospedagem de site quanto para outro domínio.

Sobre o Plugin para migrar site WordPress

O All in One disponibiliza um arquivo com a extensão .wpress com o conteúdo completo do seu site de forma simples. Para subir o seu site, basta importar este arquivo utilizando o plugin em uma nova instalação do WordPress.

No entanto, a versão gratuita desse plugin só é útil para sites com máximo 512 MB. Ou seja, aplicações maiores precisam da versão paga do plugin ou, então, serem migrados de forma manual.

Instalando o Plugin All in One WP Migration

O WordPress ser um gerenciador de conteúdo de fácil utilização e, por isso, não há mistério para instalar um plugin. O processo é bem simples, no entanto, você pode conferir o passo a passo de instalação do All in One em nosso Wiki.

Para que você encontre mais rápido, este é o plugin no resultado da busca:

Plugin All in One WP Migration
Plugin All in One WP Migration

Fazendo Backup do site com All in One

Após a instalação do plugin, ele estará na sua listagem de ferramentas no menu esquerdo. Para isso, passe o cursor do mouse em cima do “All in One WP Migration” e clique em “Exportar”;

Em seguida, selecione a opção “Arquivo”;

Fazendo Backup do site com All in One
Fazendo Backup do site com All in One

Clicando nesta opção, ele iniciará o processo de conversão do conteúdo do seu site para a extensão .wpress e, em seguida, irá disponibilizá-la para download;

Como migrar site WordPress para outra hospedagem ou outro domínio

Pelo fato do All in One ser um plugin que efetua o backup do banco de dados e o atualiza no ato da importação, o processo em casos de mudança de domínio será o mesmo da importação. É bem tranquilo efetuar este tipo de alteração.

Com o arquivo em sua máquina, vá até o ambiente que irá receber esta sua nova página e efetue a instalação do WordPress;

Na Task, o processo de instalação é bem simples e pode ser feito com poucos cliques. Para saber como instalar o WordPress junto à Task, acesse o nosso wiki.

Após a instalação do WordPress, será preciso que instale o All in One e ao invés de clicar em “Export”, clique em “Import”;

Migrar site WordPress para outra hospedagem ou domínio
Migrar site WordPress para outra hospedagem ou domínio

Após clicar na opção de importação, selecione “Arquivo” e busque pelo arquivo em sua máquina.

Com isso, o plugin iniciará todo o processo de importação e irá te alertar quando concluído.

Alterando o DNS

Após efetuar a migração do site e testá-lo no novo ambiente ou domínio, deverá apontar o DNS para o servidor correspondente. Sendo assim, verifique com o provedor quais as entradas de DNS que deverão ser inseridas para o funcionamento do mesmo.

Quando está efetuando a mudança de provedor, poderá efetuar os apontamentos para a nova empresa diretamente através do órgão responsável pelo registro do domínio.

Se for feita apenas a transferência do site, atualize a entrada do tipo A, que aponta o site para o IP correspondente e o www, ou seja, que é o responsável pela abertura dos sites que utilizam o www. no início.

Para saber como efetuar o apontamento do DNS para a Task através do órgão de registro, clique aqui.

Sitemap

Outro ponto importante: carregando o novo Sitemap, você não perde em ranqueamento nos mecanismos de buscas.

O Sitemap é um arquivo que auxilia o google na identificação do conteúdo do seu site e, consequentemente, melhorando seu ranqueamento. Para a criação do arquivo, caso não tenha conhecimento, você vai precisar da ajuda do desenvolvedor do seu site.

Por fim, cabe dizer que o plugin All in One é capaz de transportar todo o conteúdo, arquivos e fotos para a nova provedora de hospedagem de site ou para o novo domínio.

No entanto, será que é necessário enviar todo o seu conteúdo? Pense nisso, pois esse pode ser o momento ideal para fazer uma revisão e verificar a necessidade de manter todo o banco de dados, temas, Plugins na sua nova hospedagem. Delete o que for desnecessário para deixar a sua aplicação mais leve.

Migrar site WordPress na Task

Você mesmo consegue migrar a sua página para um novo domínio ou provedor de hospedagem de site WordPress. No entanto, se sentir dificuldade, a Task faz isso para você.

Na Task, o serviço de migração de site é gratuito. Basta entrar em contato que a nossa equipe e teremos o prazer de fazer isso por você.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários que nossa equipe terá prazer em responder. Caso queira contratar uma hospedagem WordPress conte com a Task.

Leia todos os artigos da série

Como escolher a melhor hospedagem de site para meu negócio?

Como criar um bom site

Criar um site pode alavancar o seu negócio

Hospedagem WordPress

Como manter seu site ou loja virtual no ar mesmo com muitos acessos

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top