Skip to content
Saiba tudo o que é preciso para ter um site de sucesso com hospedagem WordPress.

Tudo sobre hospedagem de site: hospedagem WordPress

06/06/20197 minutos de leitura

Da escolha pela hospedagem WordPress à publicação do seu site, existem muitas informações necessárias para construir uma página para sua empresa, um blog pessoal ou mesmo uma loja virtual completa..

O WordPress é o CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais utilizado do mundo. Uma ferramenta que permite fazer sites e blogs para o seu negócio.

A hospedagem WordPress é um serviço que proporciona um espaço para manter o seu site ou blog online, permitindo compartilhar informações sobre produtos e serviços da sua empresa ou negócio na internet, bem como entrar em contato com fornecedores e clientes.

No entanto, para um bom funcionamento da sua plataforma, é preciso ficar atento a alguns pontos.

Neste 4º artigo da série “Tudo sobre hospedagem de site” vamos contar tudo o que você precisa saber para ter um site de sucesso com a hospedagem WordPress.

Continue lendo!

Quais as vantagens de usar o WordPress?

Painel intuitivo

Os usuários deste serviço, mesmo não conhecendo a plataforma, não costumam apresentar muitas dificuldades para gerenciar seu site.

Ferramenta open-source

A plataforma é completamente personalizável pelo fato de ter seu código aberto, ou seja, é possível fazer qualquer modificação no visual no site. Também é possível a utilização de temas e plugins para auxiliar no desenvolvimento da página.

Integração

É possível unificar o site com um blog para potencializar a estratégia digital da sua empresa.

Gestão compartilhada

O WordPress apresenta a funcionalidade de dividir a gestão do conteúdo da página. Nele, é possível criar usuários com funções delimitadas e hierarquias distintas como autor, editor e administrador.

Funcionalidades do WordPress

O WordPress é um serviço robusto e utilizado por muitas empresas para criar o site, e-commerce e/ou o blog da instituição.

Você vai precisar escolher uma hospedagem para manter o seu site online na internet. Para ajudar na sua decisão, leia o artigo como escolher a melhor hospedagem de site para meu negócio em nosso blog.

Com o WordPress.org o usuário tem liberdade de criação, ou seja, tudo lá é customizável. Além disso, dispõe de vários plugins para melhorar o desempenho do site. Continue lendo que falaremos mais sobre plugins logo abaixo.

Com ele, é possível alternar entre vários temas disponíveis na plataforma (muitos deles, gratuitos), que vão alterar a aparência de seu site e, até mesmo, otimizar o site para ser encontrado nos mecanismos de busca usando plugins específicos para SEO.

Como criar site no WordPress

O primeiro passo para criar um site com uma hospedagem WordPress é escolher um domínio, ou seja, um nome para o seu site. Mas atenção! Não pode ser qualquer nome, pois essa expressão deve te acompanhar durante toda existência de sua empresa.

Pensando nisso, fizemos um artigo com dicas de como escolher o domínio ideal para seu site.

Depois que você escolher o seu domínio e verificar se ele está disponível, é hora de registrá-lo. Caso seu negócio seja apenas nacional, recomendamos a extensão “.com.br” que é mais comum e geralmente mais lembrada pelas pessoas.

A Task tem uma parceria com o órgão responsável Registro.br e pode intermediar esse processo por você.

Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a construir a sua página na internet.

Instalando WordPress

Na Task, nossos clientes possuem duas opções para instalar o WordPress:

  • Mas se preferir, nosso auto-instalador torna a tarefa muito mais fácil. Informações sobre este procedimento podem ser encontradas também em nosso wiki: auto-instalador do WordPress.

Instalando Temas

Com o WordPress instalado, é hora de escolher e instalar um tema para o seu site. O tema determinará a aparência e a organização da página, ou seja, como as funções do seu site estarão dispostas.

Instalando Plugins

Assim que você tiver o tema escolhido é preciso definir e instalar os Plugins para complementar as funcionalidades do seu site.

Esses são os principais passos para criar a sua página. No entanto, você pode fazer muito mais! O Wiki da Task possui todas as informações necessárias para construir o seu site pelo WordPress com segurança.

Segurança na hospedagem WordPress

Aderir hábitos seguros podem te livrar de muita dor de cabeça quando o assunto é a presença digital da sua empresa. Por isso, é importante preocupar-se com:

  • senhas;
  • certificação de segurança;
  • atualizações das funcionalidades;
  • permissões de de pasta/arquivos;
  • backup.

Você precisa de muita cautela para criar e cuidar de suas senhas para não correr o risco de ter o site ou aplicações invadidas. Aqui no nosso blog, temos um artigo com dicas para proteger as suas contas na internet com senhas fortes.

Quando o seu site é acessado com HTTP (sem o S), é comum que o navegador rotule o acesso como não seguro. Para retirar essa mensagem e ainda tornar o acesso mais seguro, é preciso fazer a mudança para o protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure).

O HTTPS é uma certificação SSL – tecnologia que protege os seus dados na internet. Esse certificado garante que as informações trafegadas entre o site e seu navegador estejam criptografadas.

Para saber como certificar segurança HTTPS na sua hospedagem WordPress, acesse o nosso blog.

Além de senhas fortes e certificação HTTPS, para manter a segurança do seu site, será preciso fazer atualizações do WordPress, bem como dos Plugins instalados sempre que for necessário.

Para completar o processo de segurança do seu site, é preciso fazer constantemente o backup tanto dos arquivos e pasta do CMS quanto do Banco de Dados.

O backup do site é de extrema importância para que você possa se assegurar em casos de quaisquer eventualidades. Se houver alguma invasão em sua página web, poderá retornar o backup e restaurar o correto funcionamento do site.

Plugins – use com moderação

Os plugins são programas que complementam as funcionalidades do seu site. Pagos ou gratuitos, eles ajudam muito em alguns casos. No entanto, o excesso pode prejudicar a velocidade do seu site.

Existe uma infinidade de Plugins. É possível instalar plugins de formulário de contato, marcação de horários ou até mesmo para ajudar no SEO da Página.

Como falamos, o WordPress é o CMS mais utilizado mundialmente. Sendo assim, é relativamente simples encontrar documentações e tutoriais pela internet com dicas para criação e/ou solução de problemas.

Se está em busca de uma ferramenta atualizada, gratuita, intuitiva e que permita quaisquer tipos de alterações em seu site, o WordPress é a escolha certa.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários que nossa equipe terá prazer em responder. Caso queira contratar uma hospedagem WordPress conte com a Task.

Continue a leitura com o nosso 5º artigo da série Tudo sobre hospedagem de site: como manter seu site ou loja virtual no ar mesmo com muitos acessos.

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

2 Comentários

This Post Has 2 Comments

    1. Olá, Alexandre. Disponibilizamos WordPress há anos, em todos os planos de hospedagem. Entre em contato conosco, certamente teremos algo para lhe atender ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top