Skip to content
Criar Loja Virtual ou Loja Física?

Criar Loja Virtual ou Loja Física? Confira as vantagens

11/03/20164 minutos de leitura

Montar loja virtual é uma tendência que veio para ficar, mas ainda não podemos desconsiderar o poder de um bom atendimento físico e da experiência presencial do cliente com um produto. Analisamos o mercado e de uma maneira colaborativa vamos ajudá-lo na escolha para começar o seu negócio.

Loja Virtual vs Loja Física
Criar Loja Virtual vs Loja Física

Fazendo uma rápida pesquisa no Google, confirmamos o crescimento acelerado do comércio digital no Brasil e no mundo. Em plena crise econômica, o E-commerce teve crescimento de mais 15% em 2015. Isso não significa que o varejo tradicional está chegando ao fim, apenas existe uma nova maneira de estar no mercado varejista, por exemplo, lojas físicas e digitais de uma mesma empresa podem coexistir de uma forma complementar, afinal a experiência do produto “ao vivo” ainda é muito importante.   

Listamos algumas opiniões a respeito das vantagens de criar loja virtual que, somados ao seu conhecimento, podem ajudá-lo a chegar a uma conclusão mais satisfatória.

1) Horário de atendimento

Nesta questão não restam dúvidas: loja virtual leva vantagem por funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Basta que seu cliente possua acesso à internet e sua hospedagem de site esteja funcionando corretamente, sem problemas com o seu provedor de serviços

2) Custos de um endereço físico e virtual

Criar loja virtual é muito mais barato que montar uma loja física. Na física, paga-se o aluguel do espaço; na virtual paga-se mensalmente a hospedagem, e anualmente o domínio. Na física paga-se um arquiteto, vitrinista, pintor e outros profissionais da área; na virtual paga-se uma agência ou um profissional da área que consiga criar um site funcional para o seu negócio.

De uma maneira geral e pela ótica da rentabilidade, é muito mais barato ter uma loja virtual acertando seu público-alvo.

3) Área de atuação e abrangência

Mais uma questão que inegavelmente criar loja virtual leva vantagem. Disponível o tempo todo na internet para qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, é possível comprar sem se deslocar de sua casa. Existem grandes lojas virtuais que alcançam grande parte do mundo e outros que focam em cidades e regiões. O fato é que para uma expansão territorial você não precisará de um novo endereço.

4) Atendimento e suporte

O digital encurta espaços, mas ainda é muito difícil substituir o contato pessoal. Claramente, muitos que trocam as lojas digitais para comprar em lojas físicas preferem o atendimento presencial. No entanto, o varejo eletrônico vem apresentando seu aspecto humanizado através de plataformas de atendimento cada vez mais personalizados. Seja via e-mail, bate-papo ou conferências, aumenta também o número de sites que disponibiliza atendentes capacitados a fazer recomendações acerca dos produtos, e ainda se apresentarem com um nome, protocolo de atendimento, entre outros itens que passam mais segurança ao usuário.

5) Comunicação e promoção

O simples fato de você abrir uma loja não significa que terá um bom resultado em vendas, isso também vale para a internet. No entanto, as lojas virtuais possuem uma vantagem nesse quesito, as formas de divulgação e promoção online são mais rentáveis e mensuráveis do que as tradicionais. Essa forma de publicidade somada a praticidade de compra online pode resultar num grande sucesso.

6) Tendências e futuro

É de conhecimento geral que as lojas virtuais vieram para ficar. Possivelmente o modo que conhecemos isso hoje seja alterado, mas o fato de pessoas comprarem produtos pela internet tende a se intensificar. O Brasil é um dos países que, de maneira rápida, tem tomado ciência sobre o seu potencial no varejo online, possuímos algumas das lojas digitais com maior destaque na América Latina.

Conclusão

O e-commerce já é uma realidade e com o passar do tempo será otimizado e intensificado, isso não significa a completa ruína do varejo tradicional e sim uma nova forma de comércio, uma maneira hibrida de experiência do usuário, utilizando de formas digitais e presenciais para consumir.

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top