A internet está tão presente em nossa vida que é cada vez mais comum efetuar compras, realizar transações financeiras e disponibilizar informações pessoais em sites e aplicativos.
Esta facilidade, ao mesmo tempo que nos traz praticidade para o dia a dia, também ressalta a necessidade de estarmos atentos para a segurança de nossas informações.
Existem alguns sites que mostram a mensagem de site não seguro nos navegadores internet, como o Google Chrome ou o Firefox. Isso acontece porque os navegadores fazem constantes atualizações em suas plataformas e podem considerar web sites como inseguros, mesmo quando estes não possuem arquivos maliciosos publicados.
Por que aparece mensagem de site não seguro no meu web site?
A mensagem de site não seguro é apresentada quando o navegador identifica que a conexão entre ele e o site acessado é realizada sem criptografia, ou seja, por meio do protocolo HTTP (sem o “S” de HTTPS, que tem se tornado padrão).
Em sites institucionais, que geralmente não solicitam informações pessoais do usuário, o acesso não necessariamente pode ser considerado inseguro.
O que fazer para tirar a mensagem de não seguro do meu site?
Para retirar a mensagem de site não seguro do navegador você precisa migrar para o protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure).
Esse protocolo é utilizado para criptografar os dados transmitidos entre navegador e site acessado, através de um certificado SSL.
Além disso, é necessário que todo o código do site esteja adaptado para o novo protocolo e para funcionamento com o certificado SSL.
O que é um Certificado SSL?
O Secure Socket Layer (SSL) é uma tecnologia que protege as informações na internet. No caso de sites, ele funciona criptografando os dados trafegados entre o navegador e o site acessado.
Esse certificado é recomendado para qualquer site disponível na internet e é essencial, principalmente, em páginas que coletam informações confidenciais e pessoais dos usuários, tais como documentos e números de cartões de crédito.
O que fazer para ter um site com hospedagem segura?
A solução para ter um site seguro é realizar a inserção da chave SSL em sua página.
Em páginas que são hospedados em ambiente Linux, a Task disponibiliza o certificado Let’s encrypt gratuitamente. Basta habilitar através do PainelWeb da Task que a instalação será feita de forma automática.
Existe, ainda, a opção de contratar um certificado de segurança com alguma entidade responsável pela emissão (COMODO Brasil, GlobalSign, etc.). Isso é possível tanto para sites hospedados em ambiente Linux, quanto windows.
No caso acima, o primeiro passo para adquirir o Certificado SSL é gerar o CSR (Certificate Signing Request). Caso seja cliente Task, o nosso suporte pode gerá-lo para você.
Possivelmente será necessário que o desenvolvedor realize alterações nas URLs do site, para que as páginas possam ser carregadas com o “HTTPS”.
Site seguro tem melhor colocação nos resultados de busca do Google
O certificado SSL, além de manter o site seguro, passou a ser um dos fatores de classificação nos resultados de busca no Google. Os sites que adotarem o certificado de segurança aparecem em posições melhores.
Como o seu site vai aumentar em uma letra, será preciso informar a mudança para o Google para continuar aparecendo nas pesquisas.
Conheça o sistema de antivírus desenvolvido pela Task que avisa a todos os clientes sobre a presença de arquivos maliciosos em seus respectivos sites.
This Post Has 0 Comments