Estamos na era da informação! Com a facilidade de acesso à internet e o grande volume de informações disponibilizadas, mudaram-se os hábitos de consumo, de pesquisa e até mesmo de se relacionar com as pessoas. Mas também foram criadas novas formas de se obter rentabilidade.
Seja para a sua empresa ou para um projeto pessoal, a geração de conteúdo é hoje uma estratégia para atrair, reter e fidelizar clientes ou mesmo uma audiência. De quebra, ainda é possível obter proventos com essas ações. Dentre os canais mais indicados para isso está o YouTube: um site para a visualização e o compartilhamento de vídeos que pode ser uma mina de dinheiro, quando trabalhado de forma adequada.
YouTube: a sensação dos produtores de conteúdo
É comum querer se tornar um empreendedor digital através de um blog. Produzindo conteúdo relevante, de qualidade, específico a um nicho e com um trabalho de divulgação de qualidade, muitos blogueiros ganham dinheiro comercializando espaços para banners de empresas alinhadas ao seu nicho, com o Google AdSense e até mesmo com publieditoriais, sem contar com os diversos benefícios como convites para eventos disputados e presentes dos mais diversos tipos.
Para ampliar a monetização, é preciso estar atento às novas oportunidades. O YouTube, por exemplo, é a atual sensação entre os grandes produtores de conteúdo. Aulas e tutoriais dos mais diversos nichos, programas de humor, opinativos e vários outros tipos de conteúdo têm gerado lucros fantásticos.
Como ganhar dinheiro no Youtube
Existem, basicamente, duas formas de se ganhar dinheiro com o Youtube: a primeira é cedendo espaço publicitário em seus vídeos. A segunda é comercializar os vídeos para uso de outras pessoas ou empresas.
Considerando que a segunda opção ocorre apenas após a sua ascensão como produtor de conteúdo em vídeo, vamos focar na primeira forma para que você consiga rapidamente monetizar sua audiência.
Programa de parceria do YouTube
O programa de parceria do YouTube foi a forma encontrada pela rede de remunerar produtores de conteúdo que atraem e mantém o grande volume de acessos ao canal, gerando assim investimentos em publicidade. Essa é forma que o Youtube possui para compartilhar os lucros gerados pelos vídeo ads com os demais responsáveis pelo sucesso do canal.
Para participar, é preciso se inscrever no Programa, que exige alguns pré-requisitos para a validação. Dentre eles estão:
- Disponibilizar conteúdo autoral ou possuir permissão para veiculação, incluindo as questões musicais que fazem parte do vídeo;
- Ter frequência de publicação e grande volume de acessos;
- Ser maior de idade (18 anos), emancipado ou ter autorização dos responsáveis.
Quanto posso ganhar ao ingressar no Programa?
Não há divulgação oficial do canal, de forma aberta, que informe o valor exato pago pelo Programa. Sabe-se que os pagamentos são efetuados a cada mil visualizações no canal (CPM ou Custo Por Mil visualizações).
A estrelas brasileiras da rede, como os canais Porta dos Fundos, Cozinha para 2, dentre outros, informaram em entrevista para a Folha receberem cerca de R$1,50 a R$3,00 a cada mil visualizações. Parece pouco, não é mesmo? Agora… Multiplique estes valores para canais que têm milhões de visitas a cada vídeo. O resultado é que o Porta dos Fundos consegue manter uma estrutura de um prédio e pagar (bem) seus mais de 30 funcionários, em regime CLT, apenas com estes ganhos! Imaginou?
Vamos começar?
Muitas produções são feitas de forma simples: ambientes caseiros, câmeras acessíveis ao bolso, iluminação adaptada, figurino próprio… Enfim, todo mundo pode participar. Contudo, o segredo para o sucesso não está apenas na infraestrutura de produção dos vídeos. É preciso ter um roteiro bem elaborado ou uma ideia inusitada para chamar a atenção da audiência e viralizar o seu conteúdo ganhando cada vez mais assinantes em seu canal!
Tutoriais, videolog e games são 3 temas bastante comuns rumo ao sucesso, assim como os programas de humor! Tire sua ideia do papel, planeje-a, invista e garanta a rentabilidade com seus vídeos!
E aí, preparado para colocar o seu canal no ar? Sobre o que são os conteúdos que você gostaria de produzir o seu próprio vídeo?
Deixe seu comentário abaixo!
This Post Has 0 Comments