Skip to content

Saiba o que é Big Data e suas implicações no comércio eletrônico

22/08/20144 minutos de leitura
big-data-task-hospedagem
Big Data

Quantos e-mails você recebe por dia? E quantas atualizações de status no Facebook? Quantos acessos à sua plataforma de comércio eletrônico? Quantas solicitações de compra? Impossível dimensionar a quantidade de dados a que estamos expostos todos os dias, não é mesmo? E ordená-los de maneira compreensível, para que possamos utilizá-los como diferencial competitivo em nossos negócios nem pensar, concorda que seria fundamental? Para deixar que você deite no seu travesseiro todas as noites sem pensar nessas perguntas que existe o Big Data.

Deixando mais claro, Big Data é um conjunto de soluções tecnológicas que permite a armazenagem de um volume gigantesco de dados, analisados em tempo real e gerando relatórios que você pode utilizar para melhorar o seu negócio, ou seja, ganhar vantagem competitiva.

Esses dados podem vir de fontes diversas, como sites, redes sociais, pesquisas realizadas online, dados coletados e digitalizados etc. Quando estes dados possuem características específicas, como segmentação de públicos (idade, sexo, renda mensal, entre outros) são chamados de dados estruturados, ou seja, são exatos e podem ser facilmente mensurados. Mas a grande vantagem do Big Data é que ele processa dados não estruturados, como posts do Facebook, comentários em fóruns, textos e e-mails, por exemplo. Ele encontra sozinho semelhanças entre esses dados, agrupando-os e fornecendo visões diferentes sobre determinado tema, possibilitando que você encontre soluções inovadoras para o seu comércio eletrônico.

Tendo todo esse volume de informações disponível em apenas alguns minutos, você tem maior poder de decisão sobre novas estratégias para a condução do seu negócio, aumentando as chances de ganhar maior espaço no mercado onde atua. As implicações do Big Data no comércio eletrônico são bastante benéficas, pois todos os dados gerados podem ser utilizados para algum tipo de melhoria, como as que veremos a seguir.

 

Atendimento mais eficaz

Com relatórios gerados a partir de comentários dos seus clientes, por exemplo, é possível saber onde melhorar o serviço de atendimento do seu comércio eletrônico, seja no momento da consulta de algum produto, na visualização do carrinho de compras ou no fechamento da compra propriamente dita.

 

Marketing Estratégico

Com o Big Data você consegue saber em pouquíssimo tempo de onde vem o tráfego do seu site, podendo investir em ações de marketing direcionadas para os canais que mais trazem retorno para o seu negócio. É possível ainda verificar o porquê de certos canais de comunicação não darem certo e também modificar sua estratégia de marketing para que ela seja mais efetiva.

 

Redução de gastos

Um comércio eletrônico demanda muitas operações, que podem se tornar um problema financeiro caso não sejam bem trabalhadas, como é o caso do carrinho de compras. Se ele não funciona bem, você pode ter um alto volume de devoluções de produtos, reclamações e clientes insatisfeitos. Investindo em um Big Data, você tem o controle total dos gastos realizados, podendo interferir em processos de alto custo para que estes se tornem menos onerosos e mais eficazes.

 

Otimização de estoques

Todo e-commerce tem estoque, mas o que fazer quando um produto está encalhado e você sequer sabe disso? Seu dinheiro fica parado e a mercadoria acaba perdendo seu valor, por isso o Big Data contribui para o correto controle dos estoques de maneira que você nunca deixe faltar nada, mas também não tenha produtos sobrando nas prateleiras.

 

Logística

A logística é parte importante da cadeia de valor de um comércio eletrônico, já que boa parte da satisfação do cliente depende de uma logística ágil e eficiente. Tendo um Big Data, você tem a gestão das informações de logística, conseguindo verificar, por exemplo, o porquê da demora de uma entrega em determinada região, o que possibilita atuar proativamente para que esse problema não se repita.

E então? Preparado para aderir a essa tecnologia? Deixe seus comentários!

 

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top