O uso crescente da tecnologia da informação para apoiar operações e negócios vem exigindo que as empresas mantenham uma infraestrutura de servidores cada vez mais robusta e atualizada. Afinal, somente assim essas organizações conseguem disponibilizar serviços essenciais para seus clientes, funcionários e parceiros, como bancos de dados, armazenamento de arquivos, e-mail, entre outros.
Com tantas funcionalidades cruciais para o negócio em jogo, é natural que as empresas busquem as soluções mais adequadas para garantir a disponibilidade de seus sistemas.
Conheça a seguir 4 ferramentas para gerenciar servidores virtuais e/ou servidores dedicados.
Painel de Controle
A visualização em tempo real do desempenho de todos os servidores da empresa é o sonho de qualquer profissional de TI. Um Painel de Controle é a melhor ferramenta para isso, pois permite a visualização da carga dos discos, a memória disponível, o tráfego de rede, o desempenho do acesso à internet e muitos outros aspectos relacionados aos servidores. Com isso, fica mais fácil compreender o nível de utilização de cada um dos sistemas e até mesmo ser notificado por e-mail ou SMS em caso de problemas.
Essas vantagens tornam a empresa mais habilitada a se prevenir contra possíveis problemas imediatos nos servidores e até mesmo avaliar com mais precisão a necessidade de investimentos em infraestrutura de hardware e software no futuro próximo.
Algumas ferramentas de Painel de Controle incluem o cPanel e o Parallels Plesk. Elas estão entre as ferramentas mais conhecidas do mercado e incluem, além do já citado gerenciamento avançado do servidor, gerenciamento básico, fornecendo opções para a configuração de domínios e e-mails. Os painéis de controle são compostos por opções e configurações intuitivas e podem ser utilizados por pessoas com conhecimentos mínimos em sites e e-mails.
Firewall
Os firewalls são ferramentas que ajudam a checar e filtrar os dados que são transmitidos entre servidores e clientes, protegendo sua integridade e confidencialidade. Por meio do uso de firewalls, é possível controlar por exemplo, os ataques do tipo DOS (Denial of Service), que são ataques a serviços com o objetivo de indisponibilizá-los.
Este tipo de ação traz grandes prejuízos para sites com muitos acessos, como os de comércio eletrônico, mas com a configuração de controles por ferramentas como firewalls isto pode ser evitado. Essa solução também pode ser configurada e monitorada por meio de painéis de controle e, dependendo da necessidade da empresa, podem ser implementadas como software ou hardware.
Backup
Ainda que uma empresa gerencie seus servidores com as melhores práticas existentes no mercado, todo gestor sabe que os imprevistos podem ocorrer, colocando em risco as aplicações utilizadas e todas as informações ali armazenadas.
Por isso, outra ferramenta importante é a que permite às empresas a movimentação e cópia de dados armazenados entre servidores específicos, criando backups periódicos dos dados que pode se tornar providencial em caso de problemas nos sistemas.
Geração de relatórios
Assim como em qualquer outra atividade, o uso de ferramentas para criar gráficos e gerar estatísticas também é indispensável para a gestão e monitoramento de servidores. Utilizando soluções voltadas para isso, os profissionais de TI podem consultar o desempenho de cada dispositivo, quantificar e qualificar os problemas ocorridos em um determinado período de tempo, além de observar o crescimento do banco de dados.
A gestão de servidores é indispensável para que esses equipamentos garantam as condições de operação para um negócio. Além disso, contribuem para que a empresa se prepare melhor para futuros investimentos em infraestrutura e facilitam a programação de manutenções preventivas e corretivas sem prejudicar o acesso por parte dos usuários.
Por último, vale destacar que o uso dessas ferramentas de gestão garante autonomia à equipe de TI, dispensando a necessidade de recorrer a especialistas externos sempre que os problemas se apresentam.
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